O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

9 de maio de 2009

Obama sob pressão conservadora e religiosa

.
Há pouco mais de um mês, quando o presidente Barack Obama foi convidado pela Universidade Católica de Notre Dame — uma instituição de altos estudos financiada pela Igreja Católica — para fazer o discurso de abertura do curso de graduação (e receber um título de doutor honoris causa), ele não imaginava que sua presença pudesse criar tanta polêmica.
.
uma apresentação de Obama sobre questões religiosas
bastante progressista
.
Um verdadeiro rolo compressor conservador formado por bispos católicos, religiosos cristãos protestantes e políticos republicanos de orientação religiosa se uniram para bombardear a decisão da universidade, considerada um equívoco diante de um líder que defende o direito ao aborto, à união civil de gays e lésbicas, à pesquisa com células-tronco, entre outros assuntos polêmicos para grupos religiosos.
A reportagem é de Gilberto Scofield Jr. e publicada pelo jornal O Globo, 09-05-2009.O arcebispo Raymond Burke, uma das vozes mais poderosas entre os católicos americanos, afirmou que o convite para o discurso (marcado para o próximo dia 1 7 ) era uma vergonha porque “Obama representa uma agenda antifamília e antivida”. O bispo Thomas Wenski, de Orlando, na Flórida, foi além:
— Quando você homenageia alguém, isso significa uma aprovação de suas posições, que diferem significativamente daquelas da Igreja Católica.Para ex-padre, religiosos estão sendo manipulados O ex-padre Thomas Reese, hoje mestre de Políticas Públicas e Religião do Centro Woodstock da Universidade de Georgetown, acredita que a gritaria dos bispos católicos não está sendo ouvida pelos católicos americanos. Para ele, os religiosos estariam sendo marionetes nas mãos de conservadores republicanos, frustrados com a perda da Casa Branca e do controle do Congresso:
— Os bispos católicos estão sendo manipulados por ativistas republicanos derrotados nas eleições. Há uma clara conspiração conservadora para criar conflitos entre a Igreja Católica e Obama. Mas o fato é que uma pesquisa da Pew Forum mostrou que 48% dos católicos sequer sabem desta polêmica e 50% não veem problemas no fato de ele discursar numa universidade religiosa — contemporizou Reese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário