O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

16 de outubro de 2013

16 de outrubo dia de um grande amigo: Geraldo



Geraldo foi destas pessoas especiais. Ficou órfão muito cedo, aos 12 anos. Queria ser padre, mas como era muito fraquinho, pobre e doente ninguém o queria por perto.

Mas Geraldo era um guerreiro e lutava. Lutava para sustentar sua familia, e foi assim que aprendeu o oficio do pai só de observar e pode tornar-se muito jovem um alafaiate.

Como o desejo de pertencer à igreja o fustigasse acabou aproveitando uma visita dos padres de uma nova congregação, os redentoristas, a sua cidade, para candidatar-se.
Não foi aceito mais uma vez. Ninguém o queria.

Mas desta vez ele resolveu fazer diferente. Arrumou sua trouxa, despediu-se da mãe e foi atrás dos redentoristas pela estrada azucrinando a paciência destes até que resolveram aceitá-lo.
Andes de partir disse a sua mãe: vou para tornar-me santo !

Sua história é muito curiosa.
Quando foi aceito na ordem seguiu com um bilhete 

onde estava escrito: 
segue junto a este bilhete, um irmão imprestável. 
Tão imprestável que virou santo!

Há inúmeros relatos incomuns de suas façanhas o que lhe fez ser merecedor do titulo de "doidinho de Deus ". E era o que ele realmente parecia. Desviava alimentos e pães do convento para distribuir entre os pobres. Não sabia dizer não a um faminto ou necessitado. Aprontava todas para seus superiores. Mas em tudo ele buscava seguir o seu maior amigo desde a infância: Jesus.


Sofreu muito.Primeiro em sua casa, passou necessidade e humilhação. Já na ordem religiosa foi alvo de calúnias o que fez com que Santo Afonso o privasse da comunhão por um longo período. Mas tudo resolveu-se.

Não conseguiu ser padre, foi sempre um irmão religioso na ordem..
Sem dúvida ele foi um grande canal desta Copiosa Redenção.

Morreu jovem e hoje é comemorado como o santo das mães, dos pobres e necessitados.

Geraldo Magela, "Gerardiello" um atrapalhado jovem que buscava a santidade, seguindo os passos de Jesus.


Esse é Geraldo, o meu amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário