O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

26 de maio de 2014

Tempos difíceis.

Nos meus 62 anos de vida, não me recordo de tempos de tamanha perplexidade e falta de certezas como os que vivemos atualmente. Nada, absolutamente nada nos dá a certeza de que podemos afirmar que sabemos o que realmente está acontecendo.
Esse tipo de situação acaba por gerar uma insegurança que certamente é favorável a quem quer aprisionar consciências. O que se lê na mídia é  o oposto do que está realmente acontecendo, as noticias e mensagens nas redes sociais, são em sua maioria manipuladas por interesses ocultos. Assim um fato como o da morte do cinegrafista, pode ter vários autores e pior o que será julgado pode não ser exatamente o verdadeiro autor...
Da mesma forma um médico cubano pode ser um Deus para a população carente, ou um demônio usurpador para alguém que queria defender o mercado para os médicos brasileiros.
Uma afirmação do papa Francisco pode dependendo da repercussão ser desmentida como falsa pelo porta voz do vaticano conservador.
Uma declaração de um padre midiático pode ter várias interpretações, e caso ele se retrate, também pode ser visto como covarde ou como oportunista ou ainda como alguém que é sensato e repensou o que havia dito.
Já não consigo acreditar em declarações venham de onde vier. O oportunismo tomou conta, a sede de poder parece que virou ideia fixa de muitos.
Assim pode-se usar a boa fé das pessoas para manipulá-las. As diferenças de opinião parece que agora precisam ser aplainadas. Divergir pode ser sinal de oposição e é prontamente combatido.
No afã de defender posições, pode-se até ter as mesmas posturas (reprováveis) que são combatidas nos opositores. Os radicais nos extremos , se igualam...

Assim, vejo que nosso querido poeta Carlos Drummond de Andrade continua a cada dia mais atual:

"...Não, o tempo não chegou de completa justiça.
O tempo é ainda de fezes, maus poemas,
alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.
..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário