Absurdo e graça!

.Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade
e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado.
Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME !
Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo,
não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder.

"Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados.
Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça "
é igualmente mentir ou trapacear...
Como morrer e ressuscitar, o absurdo e a graça são só dois lados da mesma moeda."
"Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado,
não mais estranhos,
mas estranhamente amigos"
A cada dia,nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup)

* O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus retiros, seminários e workshops *

Receba "O Absurdo e a Graça" por Email

Total de visualizações de página

Seja Bem vindo (a)!

Agradeço por sua visita, ela é muito oportuna.
Aqui eu reúno pensamentos meus
e de outras pessoas com quem sinto afinidade de idéias e ideais.


"Vamos precisar de todo mundo
pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
vamos precisar de muito amor...

Vamos precisar de todo mundo,
um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
é só repartir melhor o pão...

Deixa nascer o amor/Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor/Deixa viver o amor

O sal da terra,..." (
Beto Guedes)

18 de abril de 2016

É preciso não ceder ao ódio. É preciso acreditar que podemos sorrir

Pra fechar, esta segunda feira que começou com gosto amargo de ressaca politica eu quero fazer uma reflexão cuja inspiração me veio de um lugar muito íntimo. Eu quero convidar a todos a olhar com cuidado o objetivo de declarações como a de alguns deputados que votaram ontem a favor do golpe e em especial a do defensor da ditadura e da tortura.
É claro para mim agora, mas só agora, que o objetivo maior é nos roubar a alegria, é nos tornar iguais àqueles que bradam raivosamente contra as camisas vermelhas, ou contra bebês de roupinhas vermelhas, contra mendigos que eles adoram incendiar, ou contra mulheres do povo que eles se alegram em estuprar, ou contra homoafetivos que eles tem prazer de espancar. 
A arma deles é o ódio. è pelo ódio que eles são controlados, especialmente pela midia que lhes faz a cabeça cotidianamente com notícias enervantes que depertam indignação.
É através do ódio que eles querem nos controlar. o ódio reduz a capacidade de raciocínio das pessoas, facilitando assim o controle das mentes a a manipulação de comportamentos.
E qual é a nossa arma ? Basta visitar qualquer manifestação ou acampamento para ouvir de longe os risos, a música o clima de festa. 
Vocês repararam quantas músicas foram feitas só no último mês condenando o golpe ? Do samba da Bete ao funk "não, não, golpe não", a alegria andou solta. Foi a esperança primeiro e a alegria que venceram o medo, lembram ?
Por isso vamos tomar consciência de que não vai ser desenterrando as vitimas do mal do tal coronel, e muito menos repisando os rostos abomináveis deste infeliz que iremos construir uma nova sociedade, baseada no afeto, na liberdade, na fraternidade e na alegria.
Vamos começar a falar de nossos sonhos, do Brasil que queremos construir. Vamos levar uma menagem de esperança aos milhões de pessoas simples e desinformadas, vamos esclarecer, educar, provocar. Especialmente os jovens. A grande maioria não sabe o que está acontecendo.
Muitos dos meus amigos aqui são professores, sacerdotes católicos, pastores, sacerdotes de religiões afro´brasileiras, dirigentes espíritas, lideres comunitários, coordenadores de pastorais. Façamos a esperança vencer o ódio, e a alegria transformar a dura realidade que nos cerca.
Esta minha inspiração me veio do exemplo de meu querido mentor Bernardo de Quinta Valie. O primeiro seguidor de Francisco, O primeiro a dar as costas à sociedade hipócrita da época e se juntar a Francisco. Quando tudo parecia ter acabado e Francisco passava por um louco que fora expulso da cidade, Bernardo foi até ele e se juntou na reconstrução da igreja e o acompanhou até o fim. Além de Bernardo, a Evangelii Gaudium de nosso outro Francisco também tem servido de inspiração, e claro a maior delas, Jesus, que as igrejas teimam em passar a imagem de dor e sofrimento enquanto os evangelhos nos deixam perceber uma personalidade alegre e festeira que se cercava de amigos e levava alegria a tantos que o procurassem sem condená-los.
Por isso eu peço, não dêem passagem à raiva, ao ódio e à desesperança. Nós acreditamos em sonhos em utopias e principalmente que a alegria vence batalhas e restaura vidas.
Namastê, Paz e Bem !


Nenhum comentário:

Postar um comentário