O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

21 de junho de 2016

Mudança Cósmica



No dia de  ontem tivemos uma iua Cheia às 11.03 da manhã e  o Solstício de inverno às 10.35 da noite.



 Vivemos, mesmo que muitos nem saibam,  um momento cósmico especial, o Solstício de Inverno (no hemisfério Sul), que  nos remete aos ciclos de “claro” e “escuro”, atividade e repouso.  Foi o dia mais curto e, claro, a noite mais longa do ano.
A Lua, coincidentemente, entrou em sua fase cheia e desde 1967 não tínhamos o solstício coincidindo com uma lua cheia.
A mãe natureza
 nos brinda com uma Luz adicional para  vermos  melhor o caminho.
Ela sempre nos mostra a lição a aprender , mesmo que para muitos de nós não esteja assim tão evidente , mas está sempre lá diante de nós, e  às vezes é ainda muito  difícil perceber as evidências cósmicas, da alternância do claro e escuro que maravilhosamente fazem com que  a Dança da Vida aconteça. Mesmo assim continuamos a ter medo do escuro, embora já tendo experienciado que  ele é somente a contra parte, o oposto complementar do claro.
Com o solstício iniciamos  o Inverno que nos convida  a hibernar, ao  recolhimento, à meditação, à interiorização para processar o que vivenciamos no último ciclo e nos preparar para o novo ciclo de Luz que logo retornará.
É preciso estar atento para o fato de que a partir de agora  as noites gradativamente irão diminuir e os dias irão aumentar até chegarmos na estação das flores, do desabrochar das consciências, que passaram o inverno meditando e revendo seus processos de vida.
Estar de acordo com os ciclos da natureza é uma sabedoria que foi sendo deixada de lado e precisa ser resgatada.


 Que nossos dias de inverno possam nos trazer o frio necessário para nos manter quietos e interiorizados, e por isso devemos agradecer por essa ajuda da natureza.
Que cada um de nós encontre a sua forma de meditar e refletir e que possamos celebrar sempre os ciclos cósmicos e resgatar a sabedoria de nossos ancestrais que foram se perdendo com o avanço da tecnologia e dos sistemas mais preocupados em valorizar o TER em detrimento do SER.
Feliz inverno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário