O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

19 de outubro de 2017

Quando o comportamento de certos prelados nos angustiam



Escrevendo para uma amiga no facebook, eu disse a ela que eu já tinha ficado muito angustiado, mas uma luz brotou no meu coração e comecei a ver com outros olhos e com outro entendimento toda essa situação.
Somos eternos, dois milênios nos separam de Jesus, por mais que os Constantinos paganizem a mensagem do mestre, e uma malta de maus papas tenham desviado o caminho traçado por Jesus e os apóstolos, sempre haverá um Francisco de Assis sendo enviado pelo espírito Santo para reconstruir a eclésia e retomar a construção do Reino que parecia perdida entre as pompas, o luxo e a luxuria dos maus clerigos.
E mesmo mais de mil anos passados quando depois de um papado desatroso e um papado mais próximo do fundamentalismo como foi Bento, que revogou as excomunhões de Lefebrvistas, o Espirito Santo mais uma vez nos surpreende nos mandando outro Francisco, o Francisco do fim do mundo, Latinoamericano, o Francisco de Roma.
Tudo isso acabou por suavisar minha angústia. As portas do inferno não prevalecerão sobre a minha igreja diz a escritura.
Os tempos são cinzentos,não há dúvida, há sim muitas nuvens no céu e por muitas vezes é muito desanimador. 

De minha parte sinto tanta ou mais angústia como a que sentia naqueles anos de chumbo.
Mas é preciso seguir, como profeticamente o Vandré nos fez cantar naquela noite inesquecivel, naquele Maracanazinho lotado.
Vamos novamente "caminhando , cantando e seguindo a canção". Os poetas são sábios e nos ensinam que "é preciso cantar, mais que nunca é preciso cantar", porque de minha parte, "a sorrir, eu pretendo levar a vida, pois chorando eu vi a mocidade perdida".
Eu quase consigo ouvir outra vez a Nara Leão cantado: Finda a tempestade, o Sol Nascerá...







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário