O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

2 de abril de 2019

Católico, será que ainda sou?



Eu um dia fui católico. Acho que não sou mais.
 Até bem pouco tempo caso alguém me perguntasse eu responderia que minha religião era católica. Tive um longo percurso na igreja, dos meus 68 anos, 59 foram na igreja. Missionário Leigo, coordenador pastoral, conselheiro paroquial, ministro extraordinário da comunhão, fundei junto com a saudosa Maria Pia, a associação dos psicólogos católicos do RJ. Mas é difícil remar contra a corrente o tempo todo. Como me submeter à confissão auricular, conhecendo algumas intimidades de alguns sacerdotes que se comportam com valores éticos e morais de forma oposta ao que eu acredito e pratico em a minha vida? Como expor a minha intimidade para alguém que não consigo ter respeito e confiança? Como seguir adiante quando se ouve um bispo encher a boca para dizer que gostaria de assassinar alguém, com veneno de rato? 
Que tipo de mágica fará um padre para transubstanciar as espécies sagradas quando ele pratica pedofilia, ou assédio moral ou defende a tortura, a pena de morte, e conspira contra o sucessor de Pedro e deseja assassinar alguém?
Não! Ficou muito difícil, a hipocrisia parece que tomou conta. Os "votos" hoje são mera aparência: obediência X conspiração contra o Papa, Pobreza X Ostentação e esbanjamento. Caridade X seguranças nas igrejas para impedir pobres de entrarem...
É muito triste o que as instituições ditas cristãs fizeram com o Cristo, Foi uma verdadeira traição viver em desacordo com o evangelho e agir colocando um cristo falso no lugar do verdadeiro.
Volto a lembrar o poeta e essa poesia que parece me seguir, e em vários de seus trechos, revelar em diferentes situações uma sintetize do que sinto e penso.
"...Melancolias, mercadorias, espreitam-me.
Devo seguir até o enjoo? " ( A flor e a náusea - C. Drumond de Andrade)
Eu decidi que não vou até o enjoo. Na verdade Jesus nunca criou uma religião, pregava um reino de amor, pediu que fizéssemos memória de seus gestos de humildade e partilha: Lavar os pés dos discípulos e partilhar o pão e o vinho, a partilha de sua vida para o bem de toda a humanidade. Explicou que os verdadeiros adoradores, os que mais agradam ao Pai, não deviam adorá-Lo nem no templo e nem no monte sagrado, mas em espírito e em verdade. Salmista já havia dito que Deus não habita tendas nem templos feitos por mãos humanas.
Sobra disto tudo, a verdadeira flor que brota do absurdo asfalto.
“... é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio. ”
Essa flor na verdade é a presença que vive em mim, o “Eu Sou”
que só me exige que sem tédio, sem nojo e sem ódio eu seja capaz de exercitar a melhor forma de transmitir com meus atos, Amor.