O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

20 de setembro de 2019

Coerência, essa coisa difícil de se alcançar.


O grande dramaturgo Nelson Rodrigues costumava afirmar que toda coerência é burra, eu de minha parte continuo achando que há controvérsias, principalmente porque o Nelson, apesar de sua genialidade, vamos combinar, adorava causar...
Recentemente um mentor me perguntou  você é a favor ou contra a censura?
Que pergunta! Claro que sou contra!
Não parece. Pelo que tenho observado você anda bastante intolerante com quem é intolerante com suas ideias, e nem percebe que anda usando das mesmas práticas de quem usa a censura contra você.
Tomei um choque! Mas ele inclemente prosseguiu: veja quantas pessoas você bloqueou no facebook, por defenderem algo diferente: intolerantes religiosos, bolsominions, pseudo evangélicos, e toda sorte de gente, com ideias, eu concordo que absurdas, mas que devem ter lá a sua lógica para professá-las.  Você deve se lembrar como foram terríveis os anos de chumbo e toda aquela paranoia para não ser pego em algum deslize e ir parar nos porões da ditadura. Como você pode ver coerência em gritar contra um governo que censura e impede manifestações e proceder da mesma forma nas comunidades que você administra.
Sabe aquele seu discurso de que esse povo vai pra rua gritar contra a corrupção, mas não tem nenhum pudor em subornar o guarda de transito, furar o lugar na fila e dar um jeitinho em qualquer dificuldade ? Pois é , ser contra a censura mas censurar quem pensa diferente é a mesma coisa.
Engoli o sapo, agradeci, vou tentar digerir.
Ele está coberto de razão. Se queremos melhorar, crescer como indivíduos, sair da massa, nos individuar, não há caminho alternativo, a estrada e a porta são estreitas, já tinha dito o mestre dos mestres. Se queremos, como vivemos dizendo, produzir mudanças significativas no sistema social, o começo deste caminho é a reforma intima, a mudança individual, até que estas mudanças viralizem e contaminem toda a sociedade. O caminho não é fácil, é estreito, mas é reto e o único que promete uma consciência limpa e tranquila no final da jornada. É preciso o quanto antes acordar para a realidade que vivemos imersos em um constante incentivo para uma inflação de nossos Egos, tudo nos estimula para isso, e esse, é talvez o maior perigo para nos desviar do caminho e nos fazer ver uma realidade, baseada apenas no egoísmo e na incoerência.
Quanto aos que vão discordar nos comentários, estejam à vontade para expor seus argumentos, assim teremos mais chance de encontrar a tão cobiçada verdade. Lembrando que discordar é compatível com argumentar, jamais com agredir.