O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

27 de setembro de 2019

Salve São Cosme e São Damião!


As ruas da zona Norte e do subúrbio do Rio mais uma vez se encheram de crianças atrás de doces. É uma antiga tradição que ainda resiste aos ataques de algumas pessoas que gostam de desmerecer tudo que é popular e alegre. E ultimamente com a febre pseudo evangelica, tornou-se heresia satânica, para os fundamentalistas pseudo cristãos



A festa das crianças se tornou popular com a sincretização feita pelas religiões afro que fizermam dos gêmeos Cosme, Damião   protetores das criaças e com o acréscimo de Doum representantes de todos os Ibejis, Erês, crianças.
É uma festa de muita alegria que os politicamente corretos, os pseudo evangélicos e alguns católicos fundamentalistas insistem em demonizar.
Quando eu era criança andava pelas ruas com os amigos da mesma idade atrás dos cobiçados  saquinhos de Cosme e Damião e era uma alegria no final do dia ver a quantidade de saquinhos de doces que apanhávamos.

A alegria verdadeira, estampada no rosto das crianças ao receber o saquinho de doces não deixa dúvida de que  sempre é coisa de Deus, por mais que queiram distorcer o seu real sentido.
Salve  São cosme e São Damião! 
Save as crianças. 
Mas sobretudo SALVEM AS NOSSAS CRIANÇAS do fundamentalismo e do preconceito.