O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

25 de dezembro de 2019

Os natais de nosso tempo


As vezes Jesus nasce sem um S. José para protege-lo. Sem estábulo disponivel e até sem uma manjedoura, para lhe abrigar.
Atualmente, principalmente no Brasil, Jesus tem nascido no meio da rua, numa calçada qualquer, e ainda corre o risco de nem chegar á idade em que há 2000 mil anos o crucificaram.
Atualmente ele costima morrer de fome antes do 2 anos, ou quando sobrevive pode morrer de "bala perdida" antes da adolescencia, ou de baba mandada depois de se tornar adolecente.
Até para o filho de Deus as coisas não andam fáceis.


.

LENDA DO ALECRIM



Dizem que quando a Sagrada Família fugiu para o Egito com Maria levando em seus braços o menino Jesus ,as flores do caminho iam-se abrindo à medida que eles passavam por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice . O alecrim sem pétalas nem beleza , entristeceu lamentando não poder agradar ao menino . Cansada, Maria parou à beira do rio e enquanto a criança dormia , lavou suas roupinhas . Em seguida olhou em redor , procurando um lugar para estendê-las .

-- O lírio quebrará com o peso e o lilás é alto demais .
Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria , agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã .
-- Obrigada , gentil alecrim ! disse Maria
--Daqui por diante ostentarás flores azuis para recordar a cor do manto que estou usando . E não são apenas flores que te dou em agradecimento , mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus serão aromáticas .
" Eu abençoo folha, caule e flor , que a partir deste instante terão o aroma de Santidade e emanarão alegria "

Há uma criança nos querendo falar

Há uma criança nos querendo falar, em meio a este mundo tão absurdo, palavras de Justiça, Paz, perdão, misericórdia e compaixão... Será loucura ou excesso de lucidez?




Há um enorme turbilhão levando a todos ao consumo frenético e sem controle. E aquela criança ali, num estábulo pobre, em meio a animais nos convidando a olhar para dentro e entrar e contato com o mais íntimo de nós: desfrutar da presença que nos habita.
Ele foi colocado em uma manjedoura, um coxo onde os animais se alimentam. Bela metáfora.

E isso nos convida a refletir sobre o que temos escolhido para nos alimentar.
Bons sentimentos ou apenas raiva, ódio e intolerância? Também nos questiona sobre o que temos dado aos nossos semelhantes para comer?
Boas palavras ou incitação a sentimentos menos luminosos?

Que neste Natal sejamos capazes de fazer silêncio e ouvir o que a criança que vive em nós tem a nos dizer e que tenhamos a coragem de nos deixar guiar por ela, a divina chama do amor que nos convida a transformar esse mundo, a edificar o reino da justiça, paz e amor.

Que o ano novo nos encontre assim extasiados pela divina presença da criança divina que renasceu no meio de nós.
Que a divina criança lhes acenda ainda mais o fogo do Amor, da justiça, da compaixão e da Paz em seus corações.

E diante da simplicidade de um menino que veio nos ensinar que a Justiça e o Amor são as grandes metas a alcançar  quero pedir que Ele fortaleça a nossa caminhada e aumente a nossa boa vontade, em nossos corações para que possamos viver a verdadeira Paz.

.