O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

28 de agosto de 2022

O Rio da minha vida. As 71 voltas em torno do sol.

E o sol deu mais uma volta pelo céu.  Confesso que tenho a impressão, que desta vez, o acelerador estava o tempo todo acionado. É como se eu tivesse dormido e acordado 365 dias depois em uma só noite. Mas quando penso com mais cuidado, percebo que muita coisa aconteceu neste um ano. Foram dias de apreensão, de medo até. Temos tido que aprender a viver sob as mais variadas ameaças. Cada dia parece ter uma, ou várias provas a serem vencidas. Tenho a nítida impressão que aqueles anos de paz e tranquilidade, como um rio que corre lentamente em direção ao oceano, se transformaram em verdadeiras corredeiras que exigem atenção e cuidado o tempo todo. O importante, na verdade, é não esquecer de fluir e ter a certeza de que no final, o que se vai encontrar, não há a menor dúvida, é o grande mar.

É lá que todos iremos nos encontrar um dia.
A todo momento, e em tudo, não podemos esquecer que que o principal é a aprendizagem, o crescimento e o fluir, tendo o amor como regra e a fraternidade como princípio.

Sou muito grato ao criador que me proporcionou essas 71 (setenta e uma) voltas em torno do sol.
Sou grato pela luz desse sol, que iluminou sempre o meu caminho.
Sinto muito pelos tropeços que me detiveram no caminho, e dos momentos em que recusei temporariamente a ir adiante.
Peço ao grande criador que me perdoe por minha imaturidade e se algumas vezes fui rebelde e me recusei a aprender a lição.
Faço questão aqui de declarar o meu eterno amor a Ele , fonte de toda a vida, e de todo amor que banha nosso universo.


É como eu certa vez escrevi:
A minha vida é como um rio.
Da nascente à grande vazão,
A novidade é a constante.
Nenhuma gota repete um caminho já feito.
Tudo é novo, similar, parecido talvez,
mas sempre novo.
Numa curva como agora, 
O murmurar das aguas ansioso
Repete a eterna pergunta:
Quanto ainda falta para ao grande mar chegar?
Loucuras de rio afoito,
Que não percebe que o melhor do trajeto
É a simplicidade do suave marulhar.

Que eu continue a agradecer esse fluir de energia, que há cada ano, me presenteia sempre com um novo, simples e desafiante marulhar cotidiano. 


.