O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

7 de novembro de 2015

A mentira que vivemos



Vídeo Excelente,para assistir mais de uma vez.

Deveria ser obrigatória a exibição deste filme nas escolas seguido de debate,

 enquanto há tempo...





Diwali – A festa das Luzes na India



É uma festa hindu alegre, que comemora o triunfo do bem sobre o mal e ilumina os lares e corações de todos que participam com esperança para o novo ano. Diwali, também conhecido como o Festival das Luzes é um festival de cinco dias centrada na família e na comunidade comunhão marcados com luzes, fogos de artifício, feiras de rua, oração e música. Como o nome sugere muito da celebração envolve acender velas ou pequenos Diyas, (espécie de lamparinas) que são acesas para indicar a vitória pessoal do bem sobre o mal e o retorno da fé. Este festival começa luminescentes cada dia antes do sol nascer com as cidades toda iluminada por milhares de velas acesas, faróis e lâmpadas. As flores são amarradas em guirlandas e envolvem as casas e empresas assim como as pessoas invadem as ruas para compartilhar sua alegria com os outros. Na terceira noite dos fogos de artifício iluminarão o céu. Todo mundo comemora, e usam o que tem de melhor usa para um novo ano de muita Luz, Fartura e Alegria.

diyas

 Em 2015, o Diwali começa com Dhanteras, e vai de 9 até 13 de novembro. As principais festividades ocorrem no terceiro dia (este ano, no dia 11 de novembro).
Cada dia do festival tem um significado diferente.
O primeiro, Dhanteras, marca o início do Diwali e é dedicado a celebrar a riqueza. A Deusa Lakshmi é adorada para proporcionar prosperidade, e as pessoas tradicionalmente compram ouro.

O segundo dia é conhecido como Naraka Chaturdasi. Krishna e a Deusa Kali são aclamados por ter destruído o demônio Narakasura e pela libertação de 16 mil princesas cativas neste dia.



No terceiro e principal dia, várias pequenas lâmpadas de argila (chamados diyas) e velas são acesas e colocadas nas casas, enquanto os fogos de artifício são disparados por todos os cantos, legitimando o nome de “Festival das Luzes”. Os indianos também limpam e decoram suas casas com rangoli (arte popular Hindu), compram roupas novas, apostam e trocam presentes e doces durante o festival.



No quarto dia, os comerciantes recomeçam o ano e oferecem preces.

O quinto e último dia, conhecido como Bhai Duj, é dedicado aos irmãos e eles se reúnem para compartilhar comida e honrar o vínculo entre eles.