O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

16 de maio de 2021

Subiu ao céu

 

Neste domingo em que se reflete sobre ascensão, ou a subida de Jesus ao céu o texto que mais me chama atenção é o do Atos dos Apóstolos, no capitulo primeiro. Muitas vezes ele passa desapercebido mas tem uma mensagem para mim que é de crucial importância, especialmente nestes tempos estranhos que estamos vivendo. Ali há um recado especial sobre o seguimento de Jesus, de como os que se dizem cristãos devem proceder.

 Diz o texto no capitulo 1 :

“Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?7Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,8mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.9Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos..10Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:11Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu.

Me parece que essa é a grande questão. Primeiro ele diz para sermos suas testemunhas, e cabe refletir como devemos testemunhar a existência e a maneira de viver desse Jesus que se elevou diante de todos .  E o segundo ponto também de suma importância é o que os anjos dizem aos discípulos:  Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu?” E é exatamente isso que muitos fazem, ficam olhando para céu, buscando o Jesus que subiu e esquecem que devem ser testemunhas, e a melhor maneira de testemunhar esse Jesus é viver e divulgar a maneira como ele vivia.
Portanto neste dia em que se faz memória da ascensão é bom estarmos atentos para o fato de que ele deixou claro como testemunhá-lo, e essa chave está muito clara  no evangelho , especialmente de fora muito explicita em Mateus 25, versículos 21 e seguintes.