O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

29 de junho de 2021

Pedro, pedra, pedreiro na edificação do Reino do Pai

 “Eu vou jogar minhas redes onde o Senhor me mandar.

Certo de que vou enchê-las de almas pro Reino de Deus”

(Bruno Camurati)

Pedro é o apóstolo com quem mais simpatizo. O mais impulsivo dos companheiros de Jesus, e que por muito amar era capaz de pensar poder ir até onde suas forças humanas não lhe permitiam.

Perdeu a cabeça ferindo o soldado, negou três vezes seu mestre, pescava nu, não teve fé suficiente para andar sobre as águas, não queria permitir que Jesus lavasse seus pés...
Tão humano que poderia ser qualquer um de nós. Mas foi a ele que o mestre escolheu como referência.
Pedro Tú és céfas!

Tu és como uma pedra, um cabeça dura, fruto de tua humanidade simples e pura, mas é sobre essa aparente dureza, cheia de verdade, simplicidade e amor que quero edificar o meu projeto. Pedro, tu és pedra, e é sobre esta pedra que quero iniciar o meu rebanho.


                      

Você Pedro é o nosso maior incentivo, é o sinal de que o mestre não se importa com nossa frágil humanidade e sim com nossa capacidade de rever os passos incertos e retornar ao verdadeiro caminho do amor e da luta pela libertação.

3 de junho de 2021

Jesus passou lá na esquina



Nos bons tempos, quando morávamos aqui num oásis de paz, silêncio, era realmente como se estivéssemos sendo abençoados o tempo todo. Mas tudo muda com o progresso e a mão do poder econômico. E assim nosso oásis foi se transformando em um polo gastronômico, que de gastronomia mesmo tem bem pouco. Bares, e restaurantes que para falar a verdade servem comida trivial chique, mas isso nem é tão importante.

Naquele tempo de Paz na semana santa tínhamos a via sacra na nossa porta, lembro que minha avó e depois minha mãe, colocava luz na janela e deixava uma mesa para que fosse colocado o quadro da via sacra e as velas e assim em portas de alguns vizinhos eram feitas as orações. Isso acontecia em várias ruas, eram vias sacras em cada dia da semana que antecediam a semana santa, como uma espécie de preparação.
 Com o tempo, e a chegada do tal do polo, não houve mais as vias sacras... Optaram por algo único e monumental na principal rua da Tijuca e a via sacra era grandiosa  e envolvia as varas paróquias do vicariato.


Com a chegada da pandemia no ano passado, as procissões se transformaram em carreatas que percorrem as ruas do bairro. E pensei que passariam por aqui...

Moro em um trecho da rua que é o limite entre duas paróquias  e o curioso as duas paróquias tem feito carreatas, alguém poderia pensar que nós seríamos privilegiados com  duas carreatas...
Aqui em frente de casa em um apartamento mora uma senhora frequentadora da Igreja Universal, ela é bem idosa e antes da pandemia ia sempre à igreja e trazia para distribuir entre os vizinhos o jornal. Com a pandemia ela se recolheu como todo mundo, mas sistematicamente, vem o pastor e alguns fiéis à sua porta, cantam, fazem orações e ela da janela percebe-se que emocionada agradece. Acho bem amorosa e cuidadosa essa acolhida aos fiéis que não podem estar saindo de casa, imagino que ela se sinta pertencente àquele grupo e certamente se manterá fiel.

Mas voltando às duas paróquias, sistematicamente essas carreatas desde o ano passado tem acontecido no domingo de Ramos, na páscoa e em Corpus Crhisti. Uma das paroquias faz também a procissão (carreata) do encontro na sexta-feira santa.  Mas... sempre tem um mas. Para frustração nossa nenhuma das duas passa no nosso trecho da rua.
 A Paroquia do Maracanã vem pela nossa rua, mas na esquina dobra e retorna sem passar no trecho final da rua.  A da Saens Pennã vem pela praça Varnhargem e ao invés de seguir pela rua Felipe Camarão e dobrar na nossa rua e seguir, prefere tomar a rota dos bares dos polos, e vem até a nossa esquina e dobra para seguir pela continuação da nossa rua até o final e retornar à igreja. Ou seja, apenas no trecho de nossa quadra, nenhuma das duas passa.
Assim me sinto desparoquiado,  e me contento com os cantos e orações da Universal, já que também não saio de casa devido ao isolamento sanitário.
 Depois reclamam que as igrejas evangélicas crescem.
Hoje Jesus passou lá na esquina, eu vi da janela...
Sorte minha que o tenho dentro de mim...

2 de junho de 2021

Orar sem cessar

Pelo que tenho observado há um insistente ataque das forças de involução, comumente identificada com as trevas, e a única forma de nos proteger é ser Luz , intensificar a nossa Luz, a Luz daquele que vive em nós. O Hesicasmo propõe "orar sem cessar", que aliás é o que está proposto em "I Tessalonicenses, 5,17"

 



Sendo assim:

"Senhor Jesus Cristo, filho de Deus,
Faz brilhar em mim a sua Luz".
(oração da tradição Hesicasta)


Maiores informações sobre a "Oração do Coração", ou "Oração do Nome de Jesus", pode ser encontrada no livro " Relatos de um Peregrino Russo" de autor desconhecido do séc XIX, ED. Vozes, ou com o mesmo título na Ed. Paulinas