O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

12 de outubro de 2019

A Mãe surgida das águas. Uma mãe de Deus morena, como o povo desta nossa terra.



Hoje Mãe quero te venerar assim, simples, sem manto e coroa, como teu povo sofrido, os teus devotos que não tem o que vestir. Um povo que vive por teimosia e que mesmo lutando para sobreviver não cansa de te agradecer. Quero te venerar do jeito que você escolheu se apresentar aoteu povo.




Mãe negra, Yá querida, chegaste pelas mãos de simples pecadores, certamente os poderosos não te aceitariam, danificada, sem cabeça. Mas insististe, e num segundo arremesso, entregou sua cabeça aos pescadores assustados com tamanha Graça.



Foram perseguidos, caluniados e até precisaram te esconder da fúria dos sacerdotes oficiais e dos poderosos. Mas não cansaste de nos dar sinais, e como que por pura provocação, em um milagre, fez romper as correntes de um cativo, mostrando o teu horror pela escravidão.
Neste dia em que todos se voltam para tí, inspira àqueles que vão te reverenciar com a repugnância a todo tipo de escravidão, inspira a todos nós com os ideais da libertação.



Hoje somos todos caipiras, pescadores e ardentes devotos de tí Mãe que se fez negra para mostrar que a mãe de Deus não tem cor, ela tem todas as cores porque a sua verdadeira cor é a cor do amor.
Salve a mãe do Céu Morena, a senhora Aparecida!


.