O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

25 de dezembro de 2019

Há uma criança nos querendo falar

Há uma criança nos querendo falar, em meio a este mundo tão absurdo, palavras de Justiça, Paz, perdão, misericórdia e compaixão... Será loucura ou excesso de lucidez?




Há um enorme turbilhão levando a todos ao consumo frenético e sem controle. E aquela criança ali, num estábulo pobre, em meio a animais nos convidando a olhar para dentro e entrar e contato com o mais íntimo de nós: desfrutar da presença que nos habita.
Ele foi colocado em uma manjedoura, um coxo onde os animais se alimentam. Bela metáfora.

E isso nos convida a refletir sobre o que temos escolhido para nos alimentar.
Bons sentimentos ou apenas raiva, ódio e intolerância? Também nos questiona sobre o que temos dado aos nossos semelhantes para comer?
Boas palavras ou incitação a sentimentos menos luminosos?

Que neste Natal sejamos capazes de fazer silêncio e ouvir o que a criança que vive em nós tem a nos dizer e que tenhamos a coragem de nos deixar guiar por ela, a divina chama do amor que nos convida a transformar esse mundo, a edificar o reino da justiça, paz e amor.

Que o ano novo nos encontre assim extasiados pela divina presença da criança divina que renasceu no meio de nós.
Que a divina criança lhes acenda ainda mais o fogo do Amor, da justiça, da compaixão e da Paz em seus corações.

E diante da simplicidade de um menino que veio nos ensinar que a Justiça e o Amor são as grandes metas a alcançar  quero pedir que Ele fortaleça a nossa caminhada e aumente a nossa boa vontade, em nossos corações para que possamos viver a verdadeira Paz.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário