O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

17 de dezembro de 2019

Meditação Hesicasta - Oração do Coração


Hesicasmo  (em grego: ἡσυχασμός; transl.: hesychasmos, derivado de ἡσυχία, hesychia, "quietude, quieto, silêncio"  uma tradição de oração solitária na Igreja Ortodoxa e em algumas Igrejas Católicas Orientais, com as que seguem o rito bizantino, praticada pelo chamado hesicasta   (Ἡσυχαστής, hesychastes).

Nesta tradição  vale lembrar que na camara real, nos aposentos reais, no mais profundo de nosso coração habita aquele que não tem nome, AQUELE QUE É. o Eu sou.
É a ele que nos dirigimos quando praticamos a oração Hesicasta, ou a oração do coração.
Em Pneuma e Aletheia, no Sopro e na Atenção, em Espírito e em Verdade:

Neste tipo de espiritualidade, o silêncio é fundamental para que se possa perceber Aquele que nos habita.


 Oração do Coração:

Sente-se em silêncio.
Abaixe suavemente a cabeça, feche os olhos, respire suavemente, e imagine-se olhando para o seu próprio coração. Leve sua mente, ou seja, os seus pensamentos, de sua cabeça para o seu coração.
Ao inspirar, diga:
"Senhor Jesus Cristo",
ao expirar diga:
"tende piedade de mim." 
Ou numa outra tradução :
“ derrama sobre mim
a sua luz ”.
Diga movendo os lábios suavemente ou pode simplesmente dizer em sua mente.
Tente não reter seus pensamentos, deixe que passem. Se perceber que está seguindo algum pensamento, recompanha-se, com suavidade, sem culpa e recomece.
Tenha calma, seja paciente, e repita este exercício espiritual diariamente.
Procure manter o silêncio, para que, quem sabe ouvir, o que aquele que habita o seu mais intimo, tem a lhe dizer.

Comece com cinco minutos duas vezes por dia e vá aumentando a medida que perceber que lhe é agradável, até chegar a 20 minutos duas vezes ao dia.

Lembre-se não se trata de rezar e sim meditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário