O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

10 de abril de 2020

Pai, Perdoa. Eles não sabem o que fazem... Até hoje continuam não sabendo


O mundo cristão para hoje para lembrar de um inocente condenado à morte e morte de Cruz.  Um suplício contado e recontado e revivido nestes mais de 2000 anos que nos separam do ato em sí.



Neste ano com as igrejas fechadas não haverá nas igrejas  as adorações à Cruz, Vias Sacras.
o estranho costume de beijar a imagem do senhor morto. O Sermão das Chagas. Descendimento da cruz. Procissões do Enterro, com senhoras chorosas, 
acompanhando o esquife, e ainda o lamento de Verônica.

Eu nunca entendi  porque muitos preferem valorizar a cruz, o sofrimento e a morte 
ao invés da Alegria, da Vida e a Ressureição.



Os primeiros cristãos usavam como símbolo um peixe. São muitas as imagens encontradas nas catacumbas romanas.
Mas a igreja ao se submeter a Roma  preferiu a Cruz, o crucifixo, 
o sofrimento e a celebração do sacrifício incruento
ao invés do Ágape fraterno, 
do banquete de ação de graças do simples "partir do Pão". 

            

Jesus não está mais na cruz, Ele venceu a morte, 
e é esta imagem que deveria ter sido fixada.



 A imagem de um Deus que venceu, se libertou e que a partir disto pode libertar 
a todos os que forem até ele em busca de alívio para suas dificuldades.

Toda esta série de equívocos acabou por desvirtuar 
aquilo que de mais importante há na missão que Jesus nos confiou.


Ele disse: Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância!


Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei!

Cada vez que fizerdes qualquer coisa a um dos meus pequeninos é a mim que o fareis!


Quando será que vamos acordar e passar da sexta feira de escuridão 





para um domingo repleto de Luz ?



.










Nenhum comentário:

Postar um comentário