O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

18 de maio de 2024

Babel e Pentecostes

 De alguma forma, pentecostes parece se opor ao que aconteceu na torre de Babel.



       
 

Na construção da torre, as pessoas que se comunicavam na mesma língua, com um mesmo objetivo, passaram a falar línguas diferentes e não se compreendiam mais.

Em pentecostes o fenômeno foi inverso. O texto bíblico diz que a os judeus de várias partes, e que falavam línguas diferentes, ouviram os relatos dos apóstolos, que haviam sido tomados pelo Espírito Santo, compreendiam cada um em sua própria língua.

Parece que hoje vivemos no Brasil uma espécie de Babel, as pessoas falam cada uma em sua "língua" e fazem questão de não compreender a língua de pessoas que pensam de forma diferente.
Estamos precisando de um Pentecostes, que faça com que as pessoas consigam entender-se umas as outras apesar das diferenças, de crenças e ideologias. Que pudessem descobrir, que o essencial é o amor e a união, que poderá liberta-las do isolamento de suas pseudo verdades que as mantém em estado de sofrimento e dor.

" ...Espírito e a esposa dizem: Vem!
E quem ouve diga: Vem!
E quem tem sede venha;
e quem quiser tome de graça da água da vida.
(AP 22,11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário