O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

16 de outubro de 2009

Um depoimento sobre o querido Geraldo Magela

Graça é uma amiga virtual, dessas que mesmo sem nunca termos nos visto parece que já nos conhecemos há muito tempo. É uma pessoa muito bonita, uma militante das Comunidades Eclesiais de base lá de Sampa, fermento na massa, trabalhadora da construção do Reino.
Ela me escrevei falando de Gedraldo e do que ele tinha feito na vida dela e eu não resistí, pedi a ela para colocar odepoimento aqui no Blog, como ela permitiu, aí vai.
Que Geraldo interceda por vocês sempre, e se puderem leiam "o bêbado de Deus" uma história de um santo muito especial.

Fala Graça:

Zeh, a história é muito longa, maior que a entrevista do Boff. Bem, quando meu filho caçula nasceu, o neonatologista foi claro, o diâmetro da cabeça indicava problemas. Ele chorava muito, custou a andar e falar, bem diferente dos irmãos mais velhos, só se destacava por sua grande inteligência, começou a ler aos dois anos de idade, como isso aconteceu? Não sabemos... Os neurologistas diziam que ele tinha um alto QI e um baixo QE. Sempre foi o "patinho feio", não conseguia escrever e na escola era o"bobo" da turma, nunca conseguiu nadar ou andar de bicicleta. Resultado: super protegido pela mãe e pela família. Até que um dia, eu "a super mãe", fui a capela do bairro, e ali recebi o convite para ler a vida do santo padroeiro da paróquia. Não conhecia nada sobre o santo e não pude ler antes da celebração, então, de primeira, comecei a ler a vida de São Geraldo Magela. Á medida que lia, me identificava com o história, até que chegou a parte da mãe de São Geraldo (Dona Benedita) que o prende em casa para que ele não seguisse os redentoristas e Geraldo foge pela janela. Depois a carta de encaminhamento de Geraldo, escrita pelo Pe. Cáfaro para o Santo Afonso : AÍ SEGUE UM SERVO INÚTIL. Parei por aí e comecei a chorar, ninguém entendeu nada, mas sai dali disposta a mudar. Literalmente, "joguei meu filho no mundo". Claro que contei com o apoio da família e da equipe multidisciplinar que o acompanhava, mas foi muito difícil. Hj o meu patinho feio já se transformou num lindo cisne negro (mãe é coruja mesmo). Lembro que conseguiu amarrar o cadarço do tênis aos 12 anos e foi um acontecimento, nesse dia ajoelhei diante da imagem de São Geraldo e agradeci. O mais importante é que ele aprendeu a conviver com algumas das limitações e a superar outras tantas. Sei que foi o "dedo de Deus" que me indicou para aquela leitura e foi São Geraldo quem me "chacoalhou" para que eu acordasse e descobrisse que os "especiais" tb são amados por Deus e só precisam de oportunidades, não de super proteção. Este ano meu filho forma-se por uma conceituada universidade e já trabalha no serviço público como funcionário concursado.
É tão sereno e determinado quanto São Geraldo, seu padrinho.

Valeu minha amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário