O absurdo e a Graça

Na vida hoje caminhamos entre uma fome que condena ao sofrimento uma enorme parcela da humanidade e uma tecnologia moderníssima que garante um padrão de conforto e bem estar nunca antes imaginado. Um bilhão de seres humanos estão abaixo da linha da pobreza, na mais absoluta miséria, passam FOME ! Com a tecnologia que foi inventada seria possível produzir alimentos e acabar com TODA a fome no mundo, não fossem os interesses de alguns grupos detentores da tecnologia e do poder. "Para mim, o absurdo e a graça não estão mais separados. Dizer que "tudo é absurdo" ou dizer que "tudo é graça " é igualmente mentir ou trapacear... "Hoje a graça e o absurdo caminham, em mim lado a lado, não mais estranhos, mas estranhamente amigos" A cada dia, nas situações que se nos apresentam podemos decidir entre perpetuar o absurdo, ou promover a Graça. (Jean Yves Leloup) * O Blog tem o mesmo nome do livro autobiográfico de Jean Yves Leloup, e é uma forma de homenagear a quem muito tem me ensinado em seus livros retiros, seminários e workshops *

11 de agosto de 2015

PADRE ALFREDINHO - EU CONVIVÍ COM UM BEM-AVENTURADO!

Por Zé Vicente

Eu convivi com um bem-aventurado, pra não usar a expressão tão batida: "Santo"!


Essa frase salta de meus lábios cada vez que as imagens e testemunhos sobre Alfredo,estão diante de meus olhos. O conheci em 1974,em Crateús, daí até 1990,quando saí da cidade,depois de dez intensos anos de convivio bem próximo,brincadeiras (ele era um brincante, um molequinho,daqueles que plantam bananeira diante do Pai Divino...),caminhadas pelas estradas poeirentas do sertão, emoções e orações. nos seus jejuns etc. etc.
Depois o visitei na Favela Lamartine,Santo André-SP,onde foi viver. Partilhou comigo muitas coisas,incluindo a velha e conhecida sopa de legumes,com marcarrão. Na despedida, um abraço longo, lágrimas e uma confissão dele: " estou meio que num exílio!" Não entendi direito e nem quis ousar perguntar o porquê. Afinal essas decisões,envolvendo bastidores de Congregações,de Clero, prá nós leigos,o melhor é mantermos prudentes "desinteresses".
Na última visita,quando fui gravar o disco "Nas horas de Deus,amém", um mês antes de sua páscoa, em 12 de agosto de 2000. Fui ve-lo, ele pediu pra ficarmos um instante sozinhos.Perguntou por nossa gente do sertão, se eu continuava indo a Crateús, como foi a gravação do CD nas Paulinas...Disse que já não acreditava que desse tempo pra eu chegar até ali, na Paróquia São Geraldo. Ao final, partilhamos uma maçã que estava num prato e, ele declarou me olhando firme,num misto de pedido e ordem: " Nunca deixe de seguir esse caminho de cantar a esperança dos pobres! Chamamos as pessoas que estavam com ele e juntos,cantei com elas, em primeira mão: "Nas horas de Deus, Amém!" E, então, parti com o coração partido, de volta pro sertão que ele tanto amou.
É, querido Alfredinho, vamos teimando na esperança, que pulsa no coração dos simples,dos pobres, juntando neste 12 de agosto, essas pessoas que tanto amaste e, que agora e sempre, estão na bendita e pascal comunhão contigo: nosso Dom Fragoso, Tia Rita, todos os sofredores e lutadores, de braços abertos na história e na obra do companheiro artista Francisco Daniel, todos os Mandacarus floridos e as Margaridas em marchas de vigorosa valentia pelas ruas desta Pátria Brasil, em horas de tantas urgências.
. Em tempo: nos dias 17 e 18 de setembro que vem,a Coordenação da ISSO - Irmandade do Servo Sofredor - nos visitará na Casa Mãe, do Sertão Vivo - Ceará, para o planejamento de sua Romaria, marcada pra janeiro de 2016,em Juazeiro do Padim Cícero.

Um comentário:

  1. Pe. Alfredinho, na plenitude de Deus pela sua fidelidade ao Evangelho de Nosso Senhor.
    Tive a graça de participar de Retiro Espiritual pregado por ele no meu tempo de Seminário.

    ResponderExcluir